4 postas de bacalhau demolhadas e limpas
1 colher(sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres(sopa) de pão duro ralado
2 colheres (sopa) de manjericão roxo
1 xícara e ½ (chá) de azeite
4 batatas
Molho:
½ xícara (chá) de azeite
8 tomates sem pele e sem sementes
2 dentes de alho picados
1 pitada de açúcar
sal a gosto
Acompanhamento:
½ xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
½ xícara(chá) de azeite
12 ovos de codorna cozidos e sem casca
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 cebolas roxas à Juliana
4 batatas sem casca
1 maço de aspargos
1 pitada de açúcar
Secar as postas de bacalhau e untar com uma colher (sopa) de azeite. Fritar numa frigideira até dourarem. Transferir para uma assadeira e regar com o azeite restante. Cobrir com papel-alumínio e levar ao forno por 25 minutos em temperatura média. Numa tigela misturar o pão, o manjericão e metade do parmesão. Retirar a assadeira do forno e remover o papel-alumínio. Polvilhar as postas com a farofa e levar ao forno novamente até dourar. Retirar e reservar.
Molho:
Picar o tomate e refogar numa frigideira com o alho e o azeite. Cozinhar por 6 minutos ou até o liquido secar. Temperar com sal e açúcar. Misturar bem e retirar do fogo.
Acompanhamento:
Cortar duas batatas em fatias bem finas e aferventar por 5 minutos. Retirar com uma escumadeira e secar com um pano de prato. Reservar. Cozinhar a batata restante. Quando estiver macia, escorrer e amassar. Temperar com sal e pimenta. Reservar Refogar no azeite (reservar uma colher de sopa) a cebola até murchar. Cozinhar o aspargo em água com o açúcar, sal e o azeite reservado. Escorrer. Em forminhas com aro removível, Forrar o fundo e as laterais com o purê de batata. Rechear alternando camadas de batata cozida, cebola refogada e azeitona, mas finalizar com a batata cozida. Cobrir com papel-alumínio e levar ao forno por 15 minutos em temperatura média. Retirar o papel e deixar por mais 5 minutos. Ao servir, colocar no centro do prato o molho de tomate. Ao lado, arrumar as postas, o aspargo e os ovos de codorna cortados ao meio. Servir com as forminhas de batata.
Paulo Roberto Chef de cozinha e dono do Boteco do Chef Bar e Restaurante em Jequié-BA com certificado do Istituto Professionale di Stato per i Servizi Alberghieri della Ristorazione, Commerciali e Turistici "Alfredo Panzini" Senigallia (AN) Itália.
Blog do Chef Paulo dono do Restaurante Self- service
- Chef Paulo
- Jequié, Bahia, Brazil
- Um profissional apaixonado pela arte de cozinhar,Eu cozinho para proporcionar a quem come um momento de prazer, para o paladar e para os olhos. Sou uma pessoa feliz. Amo muito a vida E dela sou aprendiz; Tenho várias paixões,e uma delas é a minha família. Mas, como qualquer um, Possuo imperfeições; Pelo menos busco,a cada dia, Tornar-me alguém melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário